RECEBA NOSSAS NOVIDADES
  • Grey Instagram Ícone
  • Grey Facebook Icon

© 2017  DSCOMAS

SETORES

REPRODUÇÃO E
OBSTETRÍCIA VETERINÁRIA

Coordenação: Prof. Guilherme de Medeiros Bastos

e-mail: guilhermebastos.unipampa@gmail.com

Fundado em 2013, o Repropampa atua nas seguintes áreas: inseminação artificial, exame e congelamento de sêmen; transferência e congelamento de embriões; ultrassonografia e auxílio obstétrico, com ênfase nas espécies bovina e ovina. Em ovinos também executa a técnica de inseminação por laparoscopia.
Em bovinos a principal linha de pesquisa é a inseminação artificial com detecção de estro e em tempo fixo (IAETF),
seguido de ressincronização. Já em ovinos tem-se focado em protocolos de sincronização de cios visando melhorar o percentual de prenhez de ovelhas submetidas à inseminação artificial em tempo fixo (IATF). Realizamos palestras e cursos de capacitação para técnicos, colaboradores rurais e pecuaristas interessados nas áreas de reprodução e obstetrícia veterinária

1/5
NUTRIÇÃO ANIMAL
E TAMBO DE LEITE

Coordenação: Prof. Deise Dalazen Castagnara

e-mail: deisecastagnara@yahoo.com

O GEPEBOL – Grupo de Estudos, Pesquisas e Extensão em bovinos leiteiros contempla o Laboratório de Nutrição animal e Forragicultura e o Tambo de Leite. O laboratório é equipado para análises bromatológicas de alimentos para animais realizadas por mestrandos e acadêmicos. As pesquisas desenvolvidas contemplam o desempenho e valor nutricional de forrageiras para pastejo ou ensilagem. O Tambo de Leite conta com estrutura básica para o manejo de bovinos leiteiros, cujas atividades são desenvolvidas pelos estagiários do setor, com pesquisas voltadas para caracterização dos sistemas de produção de bovinos leiteiros da fronteira oeste e estratégias de alimentação dos rebanhos. Nas atividades de extensão, o grupo prioriza os manejos de ordenha, criação de terneiras e novilhas e o planejamento forrageiro nas propriedades.

1/4
SANIDADE ANIMAL

Coordenação: Prof. Tiago Gallina

e-mail: tiagogallina@gmail.com

Fundado em 2013, o Laboratório de Parasitologia atua no diagnóstico de doenças parasitárias em animais domésticos, com destaque para verminoses, Fasciola hepatica, ectoparasitoses e tristeza parasitária bovina. Dentre as linhas de pesquisa desenvolvidas no laboratório destaca-se a epidemiologia parasitária e avaliação de eficácia de endectocidas (vermífugos e carrapaticidas). Na área de extensão são realizadas capacitações para pecuaristas, colaboradores rurais e demais profissionais do setor, bem como assistências técnicas e palestras na área de sanidade pecuária.

1/5
GESTÃO E EXTENSÃO RURAL

Coordenação: Prof. Ricardo Pedroso Oaigen

e-mail: rpoaigen@gmail.com

Desenvolve projetos de pesquisa e ações de extensão universitária nas áreas de gestão rural com foco na pecuária, abrangendo as seguintes temáticas: diagnóstico e planejamento de propriedades rurais, controle dos custos de produção, métricas para bovinocultura e ovinocultura, benchmarking, empreendedorismo e inovação, competitividade dos sistemas produtivos e análise da viabilidade de projetos pecuários.

O setor é o responsável no CTPEC pela coordenação do evento Noite da Pecuária e do informativo Boletim da Pecuária.

1/4
PRODUÇÃO E MANEJO NA
BOVINOCULTURA E OVINOCULTURA

Assistência técnica, projetos de pesquisa e atividades de difusão tecnológica em manejo dos rebanhos, nutrição animal, manejo reprodutivo e sanidade animal. 

1/4
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram